terça-feira, 30 de junho de 2009

Entenda o TCO_Custo Total de Propriedade !

Entenda o TCO e saiba como reduzir o custo de propriedade em TI n sua empresa.
Uma empresa de consultoria americana, divulgou recentemente um relatório cujo conteúdo mostra que o custo de um computador com Microsoft Windows durante sua vida útil, é de aproximadamente U$ 10,000.00. Algumas empresas então perceberam o impacto desses valores e começaram a se preocupar.
Grande parte desses custos são ocultos e na maioria das vezes não se originam na área de TI, mas no atendimento de usuarios que dependem de técnicos e suporte lotados nas áreas de tecnologia. No Brasil, esse custo é de aproximadamente U$ 6,000.00 em função de uma menor complexidade da infra-estrutura de TI.
Um plano para redução do TCO ( Total Cost Overship) é composto das seguintes etapas:
  1. Planejamento.
  2. Padronização.
  3. Centralização.
  4. Proteção.
  5. Automatização.
  6. Controle.

As etapas são implementadas de forma síncrona e e constantemente revisadas para identificar desvios e preparar novos planos de ações.

O planejamento consiste em identificar todas as ações da área de tecnologia da informação para apoiar os negõcios da empresa, elaborando um plano de sistemas de informações e o plano de capacidade da infra-estrutura.

A próxima etapa é a centralização da operação, incluindo help desk, monitoração, manutenção e os servidores de bancos e dados.

Para algumas pessoas essa ação pode ser um paradigma, pois faz parte da estratégia de muitas empresas a descentralização das operações nas unidades remotas. Porém, o custo para manter equipes e processos redundantes é bastante alto. O processo torna-se mais simples com o fato da infra-estrutura ser padronizada.

Outra etapa na redução do TCO é a segurança do ambiente de processamento de dados. Uma política de segurança deve ser estabelecida e implementada na empresa para evitar acessos não autorizados e perda de dados corporativos.

Proteger o ambiente evitará um esforço adicional do pessoal técnico na recuperação em caso de falha dos computadores, por falha de hardware ou por ação de hackers. Além é claro do prejuízo financeiro que a empresa estará exposta. Nessa etapa é recomendada uma análise de risco de falha da infra-estrutura e o estabelecimento de planos de recuperação.

Para reduzir o esforço extra do pessoal em períodos de auditoria, recomenda-se que os planos sejam apresentado à auditoria intrna para uma apresentação prévia.

A etapa de automatizar as ações corretivas e de comandos de operação tem como objetivo minimizar a interferëncia humana, evitando erros e reduzindo o pessoal de operação e monitoração. Essa etapa longa e trabalhosa, requer o conhecimento amplo do ambiente e participação de várias áreas técnicas interagindo entre si. Porém os resultados são enormes na redução do TCO. Podemos dividir esta etapa em trës partes:

  1. Escolha das ferramentas de automação para cada àrea de tecnologia;
  2. Integração das ferramentas para aumentar o nível de automaçãoção;
  3. Automação e controle dos processos par garantir os níveis de serviços dos negócios.

A última etapa é o permanente controle dos custos e das ações para reduzir o TCO. O controle dos custos não deve se limitar aos gastos diretos da área de tecnologia da informação, mas também dos custos das áreas de negócios, com treinamento e utilização da infra-estrutura de tecnologia da informação.

A SPEDATA está preparada para ajudá-lo a desenvolver um processo visando a redução do TCO na sua empresa. Nossos consultores e especialistas operam com ferramentas de mercado e nossa estrutura garante a continuidade do seu negócio independente de equipe técnica certificada e especializada.

Um dos grandes exmplos que ajuda a dominuir o TCO na sua empresa é a implantação da ferramenta IBM Director fornecidade gratuitamente com um servidor IBM, monitorando a sua rede alertando sobre pré falhas e emitindo alertas a operadores ou mesmo Assistencia Técnica, para que estas tomem ações preventivas de reparo ou backup de arquivos.

SOLICITE UMA VISITA AGORA!

Marcelo Leal

E-mail: lealm@terra.com.br

msn: mleal@speinfo.com.br

Cel: (21) 8898-9776

Nenhum comentário:

Postar um comentário