domingo, 13 de setembro de 2009

Lotus Symphony 1.3

Lotus Symphony

Um dos mais conhecidos softwares gratuitos da IBM é o Lotus Symphony, suite de escritório. Alternativa ao Office 2007, da Microsoft, o software foi lançado há cerca de um ano e, em apenas uma semana, foi baixado por mais de 100 mil usuários. O pacote inclui processador de texto, planilhas e apresentações. É baseado em muitas das ferramentas presentes na plataforma de e-mail e colaboração do Lotus Notes 8. O Lotus Symphony foi eleito pela revista americana CRN (Computer Reseller News) como a melhor aplicação para desktops lançado em 2008, ganhando o prêmio de produto do ano. O software pode ser baixado pelo http://symphony.lotus.com

No último dia 10/09 a IBM lançou a versão 1.3 para as Windows, Linux e Mac OS X.

O Lotus Symphony é formado por um editor de textos, planilha eletrônica e um programa de apresentações comerciais e que tem sido oferecido gratuitamente para o mercado como parte da sua estratégia de apoiar os padrões abertos de computação, em especial o ODF (Open Document File), um formato de documentos que foi homologado pela ISO como padrão internacional, e que começa a ser adotado por várias instituições e órgãos de Governo.

Lotus X OpenOffice

Além de mais estável e rápido no Windows, o programa da IBM conta com um visual mais incrementado e que não tende a imitar o Office, vem com menus flutuantes, muito mais práticos do que barras laterais fixas comuns e foi um dos primeiros a suportar os novos formatos de documento da Microsoft (DOCX, por exemplo).

Ambos, o arquivo de instalação e a instalação, ocupam mais espaço em disco (isso talvez nem seria uma coisa tão ruim, já que, hoje em dia, os HDs já estão com espaço suficiente e isso, talvez, seja o motivo de estabilidade maior).

Disponível em 28 idiomas inclusive Português Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário